Planos de Análise e Códigos-Fonte

Home O Projeto Planos de Análise e Códigos-Fonte

Planos de Análise e Códigos-Fonte

Planos de Análise Estatísticos

O Plano de Análise Estatístico ou Statistical Analysis Plan (SAP) é um documento técnico que descreve em detalhes a investigação estatística planejada da análise de efetividade. O SAP inclui o resumo da pesquisa, suas metas e objetivos, a população de estudo, assim como os cálculos do tamanho da amostra. Nele também constam as justificativas, suposições e os métodos de randomização.

As pesquisas de efetividade das vacinas contra Covid-19, desenvolvidas pelo Projeto VigiVac, produziram SAPs disponibilizados logo abaixo.

1 - Waning 3rd Dose
2 - Coronavac Plus BNT162b2 (Booster)
3 - Childrens and Adolescents

Códigos-Fonte

As pesquisas do Projeto VigiVac estão escritas na linguagem R (versão 4.1.1.) e o principal pacote utilizado para as análises é o Tidyverse (versão 1.3.1.). Com eles são realizadas a seleção dos participantes de cada estudo e as análises estatísticas necessárias para se obter os resultados de efetividade das vacinas.

Os códigos-fonte são a chave principal de análise das pesquisas desenvolvidas pela equipe de pesquisadores. Desta maneira, para incentivar a campanha de replicabilidade e reprodutibilidade dos trabalhos científicos, todos os arquivos em linguagem R estão disponibilizados em nossa página no GitHub.